Açai

acai

 

 

Açaí é o fruto da palmeira Euterpe oleracea, pertencente à família das Arecaceae e rico em polifenóis. Possui potente atividade antioxidante que previne o desenvolvimento de doenças degenerativas causadas pelos radicais livres que contribuem para o processo de envelhecimento, doenças cardiovasculares e circulatórias.

O açaí possui excelentes propriedades nutricionais. Além de apresentar elevado teor de antocianinas é rico em proteínas, fibras, lipídios, vitamina E e sais minerais.
A quantidade de flavonóides do açaí é 30 vezes maior que a quantidade encontrada no vinho tinto.

INDICAÇÃO

  • Suplemento nutricional rico em antioxidantes,  vitaminas e sais minerais,
  • Imunoestimulante,
  • Potente antioxidante,
  • Profilaxia do envelhecimento,
  • Prevenção e redução das doenças correlacionadas a efeitos nocivos de radicais livres, problemas cardiovasulares e circulatórios,
  • Problemas de pele como acne, dermatite atópica e tratamentos anti-aging, muitas vezes relacionados com processos inflamatórios.

 

Mecanismo de ação

As antocianinas são antioxidantes potentes e no organismo combatem os radicais livres e espécies reativas do oxigênio. Previne alterações no endotélio vascular causadas pelos radicais livres e modificações gerais relacionadas ao envelhecimento provocadas pela superprodução de radicais livres.

Possui elevado teor de ácidos graxos poliinsaturados que ajudam a diminuir os níveis de LDL colesterol e a regular os níveis do HDL colesterol. Atua prevenindo a formação de placas ateroscleróticas.

Estudos clínicos com Açaí

Equipe multidisciplinar da Universidade do Brasil/UFRJ, no Rio de Janeiro, comprovou que o açaí tem outras qualidades além de servir como fonte de energia. Segundo o estudo, orientado pelo farmacêutico Fábio de Sousa Menezes, o alimento apresenta propriedade antioxidante, porque contém antocianina, que evita o envelhecimento precoce. A antocianina do açaí é também útil para combater o colesterol e os radicais livres.  O açaí tem 33 vezes mais antocianina que a uva. Além disso, pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelo mesmo farmacêutico chegaram à conclusão de que o extrato da polpa do açaí combate a hiperplasia da próstata.

Posologia

Dosagem usual de 500 mg a 1 a 2 vezes ao dia.